Sombra

Exame de ácido úrico: para que serve e o que é

O exame de ácido úrico acusa a alta ou baixa concentração dessa substância no nosso corpo. Como? Basicamente a partir de uma amostra de sangue ou de urina do paciente.

A título de curiosidade, o ácido úrico é resultado do metabolismo das purinas, compostos encontrados principalmente nas células do corpo humano e em alguns alimentos.

 

Para que serve o exame
Para checar o excesso (hiperuricemia) ou a falta (hipouricemia) do ácido úrico no organismo. No primeiro caso, ele se deposita em alguns órgãos, como os rins, e lá causa a formação de cálculos renais (as dolorosas pedras) e até insuficiência.

Além disso, sua abundância afeta as articulações e é um sinal importante da doença conhecida como gota, que causa inflamação e dor intensa. Alguns estudos relacionam níveis altos de ácido úrico a um maior risco para o desenvolvimento de disfunções cardiovasculares.

Já a hipouricemia é uma condição mais rara. Ela está ligada a determinados males hepáticos e renais, assim como à exposição de substâncias tóxicas.

 

Como é feito o teste
Com uma coleta simples de sangue, realizada em poucos minutos. O ácido úrico também pode ser medido na urina, quando o alvo da análise são os cálculos renais.

 

Os resultados
Eles variam entre os laboratórios e necessitam de uma análise do médico. Contudo, normalmente são considerados saudáveis:

Para homens: entre 3,4 a 7 mg/dl de ácido úrico
Para mulheres: entre 2,4 e 6 mg/dl